Pular para o conteúdo principal

ESCRAVIDÃO volume 2 - Laurentino Gomes


 É uma dívida enorme que a gente tem com os negros, essa é a minha opinião. Já pensou separar mãe de filhos, marido de mulher, irmãos, e ainda ser tratado como bicho, enfim, crueldade pura. Esse livro pega a parte até quase a lei áurea. Interessante demais quando fala de Chica da Silva, que de fato existiu, mas não como foi ou é muitas vezes retratadas nas novelas e séries. Fala da forma como os negros se organizaram e fizeram redes de relacionamento, até mesmo com o seus senhores, para sobreviver ao martírio que a eles foi  imposto. Quem pretende ir a Ouro Preto, a casa que a Chica da Silva viveu, agora é um museu, acho. Eu já fui a Ouro Preto, mas não sabia disso, portanto não visitei, pretendo voltar. Vou comprar o terceiro e último escravidão pra fechar o ciclo.

O final do livro é o começo de nosso Brasil de "meu deus", com a captura do Estado pelos grupos de interesse, pratica que predomina até hoje. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A morte é um dia que vale a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes

Tudo bem, seu sei, é um título um tanto quanto paradoxal, estranho, etc. Mas desperta a curiosidade, é ou não é? Talvez tenha sido essa a intenção. No começo você pode até achar que o livro é de autoajuda, mas não é. Nada contra quem gosta de autoajuda, mas eu não gosto. Se você também não gosta, pode achar que é, no início. Mas não é. O livro é todo baseado na experiência da autora, que trabalha com cuidados paliativos. Ou seja, trabalha com doentes terminais, sem chance de recuperação ou cura. Você rapidamente se coloca em perspectiva e agradece não estar nessa situação, tanto na dela - autora, quanto na dos doentes terminais.  No entanto, é bom se acostumar, porque assustadoramente, 80% das pessoas, segundo a autora, são acometidas por doenças ou situações em que, ainda conscientes, sabem que irão morrer. Então aquela fantasia que todos têm "eu quero morrer dormindo", "eu vou morrer velhinho, sem consciência". Nada disso, amigo. A maioria de nós vai saber q...

RÁPIDO E DEVAGAR - Daniel Kahneman

 Livro técnico. Perece que não, mas é. Refere-se à psicologia. Às vezes é técnico demais. Às vezes não, na maior parte do tempo é técnico. Se não me engano o autor ganhou Nobel com essas pesquisas. É interessante porque você identifica claramente que em alguns momentos seu cérebro te engana. Explica  o dizer "a primeira impressão é a que fica", se não me engano é o efeito "ancôra", ou o efeito "ralo"...agora não lembro mais. Contraria o indivíduo racional que a teoria econômica sempre colocou à frente nas tomadas decisões (pelo menos aprendi assim na faculdade). Na verdade o agente econômico toma decisões irracionais muiiiiitas vezes, então esse indivíduo racional da teoria econômica tradicional na verdade não existe (?). Enfim, é um livro técnico na maior parte do tempo. É interessante se você tiver disposição, porque é enfadonho muitas vezes. 

Desconstruindo a ansiedade - Judson Brewer

 Bom livro pra quem sofre esse mal ou quer entender sobre o assunto. É legal porque o autor é estudioso no assunto, sofre também de ansiedade e indica maneiras de superar as crises e conviver com esse mal do século. Peguei esse livro pra ler porque meu filho sofre desse transtorno. Queria entender o que se passa na sua mente, e aprender maneiras de ajudá-lo. Consegui bons insights.