Pra quem quer entender a dinâmica da acumulação de riqueza (capital), distribuição de renda e desigualdade no mundo, essa é uma obra obrigatória, em minha opinião.
Não obstante as críticas (prego que se destaca toma martelada mesmo, é assim desde que o mundo é mundo), esse livro faz história na análise do processo de acumulação de riqueza.
O livro trata com dados principalmente da Inglaterra e França, porque são dois países que tem uma disponibilidade no tempo maior deles. Mas também trata de dados de outras importantes economias, como a americana e a japonesa.
Esse francês coloca pra gente questões irrefutáveis, são fatos históricos, não teorias e ou elucubrações. O cara pega dados de renda, produtividade, salário, rentabilidade do capital, distribuição de renda, heranças e etc e expõe de uma maneira irrefutável o processo de acumulação e concentração de riqueza em diversos períodos da história.
Ele faz uma análise das causas e consequências disso, depois traça algumas previsões bem realistas. Mesmo traçando previsões, não é um livro com apego matemático, alias ele mesmo não tem todo esse apego a matemática, como vários economistas tem. Ele se apega mais a estatística pra fazer uma análise histórica.
Para quem não é economista pode ser um pouco difícil o entendimento, mas com um pouquinho só de esforço você entende,
Volta a dizer, em minha opinião é leitura obrigatória pra o entendimento da acumulação do capital, riqueza e distribuição da renda no mundo.
Comentários
Postar um comentário