Pular para o conteúdo principal

A Tatuagem de Pássaro - Dunya Mikhail


 Apesar de ser um romance, é baseado em fatos reais, estórias reais.

Trata das condições em boa parte do Iraque após a saída das tropas americanas quando da invasão daquele país. O livro não fala claramente sobre isso, mas inferi que seja essa época.

Parece-me que as pessoas viviam suas vidas normalmente, como qualquer um de nós, e de repente se viram arrancadas de suas casas, vidas, familiares, trabalho e todo o resto. Literalmente arrancadas. As mulheres viraram escravas sexuais, seus filhos eram treinados pelo exército mulçumano radical e os homens que não se converteram (ou pelo menos que não fingiram) foram executados como infiéis.

Há estórias dentro de estórias, personagens muitos, um desencontro de vidas que dá até ansiedade.

É uma tristeza, mas vale muito a leitura. Nos transporta para uma realidade outra. Surreal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em busca de Sentido - Viktor E. Frankl

 Necessário. Em uma parte o livro aborda a estória vivida pelo autor em campo de concentração nazista. O autor era judeu. Estórias de arrepiar, fico me perguntando como  alguém sobreviveu àquilo tudo. A narrativa é em primeira pessoa. O autor sobreviveu justamente buscando sentido, mesmo passando pelo horror. A outra metade do livro, o autor conta sobre a Logoterapia, uma nova abordagem da psicoterapia criada por ele, após a terrível experiencia pela qual passou, e se baseia justamente na busca de sentido. Pra você ter uma ideia ele fundou a  “terceira escola vienense de psicoterapia” (as duas anteriores foram a Psicanálise de Freud e a Psicologia Individual de Adler).

Mais esperto que o Diabo - Napoleon Hill

 Parece livro de auto-ajuda...na verdade acho que até é, mas é diferente. Após ler, descobri que o autor foi um cara muito famoso em sua época (acho que ainda é, embora falecido) e já escreveu vários livros. Estou com vontade de ler alguns deles. O livro é uma entrevista que o autor faz com o Diabo, que pode ter sido fictícia ou não...o autor deixa pra você escolher, rsrsrs. É bom o livro. Fala sobre a vida, a forma de enxergar as coisas, te mostra como o ambiente e as companhias podem te limitar, como os vícios são prejudiciais e te alienam, seja vício em jogo, sexo, preguiça, vaidade e etc. Mas não é só isso, são muitos os assuntos que o autor tem com o Diabo. Você próprio é a pessoa que mais te limita, em todos os aspectos. Isso é fato. Se você não é assim, parabéns! Já está na frente de um monte de gente.  É uma leitura bem interessante, ajuda (auto-ajuda??) a refletir sobre as relações, objetivos de vida, liberdade, trabalho, prazer, a verdade, enfim, ajuda a pensar sobr...

A ERA DOS IMPÉRIOS - 1875 - 1914 - Eric Hobsbawn

 O autor dispensa apresentações, mas pra quem não conhece, digo que ele foi um dos maiores, se não o maior, historiador dos tempos modernos. O livro é uma aula, mas não é de fácil leitura. O autor faz associações entre fatos e acontecimentos que são até difíceis de acompanhar. É uma aula para entender o mundo de hoje, como se formaram os blocos, os interesses e a geopolítica atual. Uma ideia assustadora que extraí da leitura: Na minha opinião, os motivos que levaram o mundo à primeira e segunda guerras mundiais não cessaram! Ou seja, haverá uma terceira (???)